Charles Haley é eleito para o Hall da Fama da NFL

Charles Haley é eleito para o Hall da Fama da NFL

1251
Foto: Ron Heflin / Associated Press

Depois de cinco anos batendo na trave, Charles Haley finalmente conseguiu. Se Jerry Jones disse nos anos 90 que “não pode se soletrar Super Bowl sem a aquisição de Haley”, hoje não se pode pronunciar Hall of Fame sem Charles Haley.

Na noite desse sábado, Charles Haley foi eleito como um jogador Hall da Fama. Assim, Haley se juntará aos companheiros do Cowboys na época Troy Aikman, Michael Irvin, Emmitt Smith, Deion Sanders e Larry Allen em um lugar em Canton, Ohio.

Haley é o único jogador da história da NFL a vencer cinco Super Bowls, sendo três deles pelo Dallas Cowboys e dois pelo San Francisco 49ers. Em 12 temporadas, Haley foi campeão de divisão 10 vezes e campeão da NFC seis vezes em um período de sete anos.

Mesmo tendo jogador “apenas” 63 jogos com o Cowboys, Haley recebeu o Ring of Honor do time em 2011. Dos 100,5 sacks de sua carreira, 34 foram pelo Cowboys, sendo considerado um dos melhores pass rushers de sua geração.

Em Dallas, Haley trouxe atitude para uma defesa que precisava de um incentivo. No Cowboys, Haley não se poupou e chegou a jogar diversas vezes lesionado. Na história do Super Bowl, seus 4,5 sacks são um recorde até hoje.

“Charles (Haley) foi uma diferença para nós”, disse Jerry Jones. “Ele colocou o Cowboys dos anos 90 no topo. Ele trouxe um espírito competitivo para nossa organização que mudou o curso da história do Cowboys”.

“Inteligência, força, vontade e determinação era o que Charles significava para mim. Ele era um grande pass rusher que podia parar a corrida. Ele era um cara que os times tinham um game plancontra. Ele era um playmaker defensivo e um game changer – um jogador completo, um grande companheiro de time que queria, e esperava, excelência dele mesmo e dos jogadores em volta”.

Para completar seu histórico, Haley foi nomeado como NFC Defensive Player of the Year duas vezes (1990, 1994) e foi ao Pro Bowl cinco vezes. Ainda, Haley foi nomeado All-Pro duas vezes, uma como outside linebacker com o 49ers e uma como defensive end com o Dallas Cowboys.

Com Haley, o Dallas Cowboys agora conta com 22 membros no Hall da Fama da NFL, seja entre jogadores, técnicos ou membros do front office. O último do Dallas Cowboys a receber tal honra foi Larry Allen, em 2013.

Jimmy Johnson, técnico do Dallas Cowboys campeão do Super Bowl duas vezes na década e principal responsável por montar o time vencedor, era finalista junto com Haley no Hall da Fama, mas não conseguiu ser eleito.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.