Dez Bryant recebe a franchise tag e fica em Dallas por mais...

Dez Bryant recebe a franchise tag e fica em Dallas por mais um ano

637
Foto: Ronald Martinez / Getty Images North America

O que já era esperado se torna oficial: o Dallas Cowboys colocou a franchise tag no wide receiver Dez Bryant.

Enquanto a tag mantém os direitos de Bryant para 2015, o Dallas Cowboys planeja que pode conseguir um acordo longo de renovação de contrato para 2015 antes do prazo final de 15 de julho. Caso não consigam, Bryant jogará a temporada recebendo o valor da tag, de 12,823 milhões de dólares.

O vice-presidente executivo do Cowboys, Stephen Jones, disse na sexta-feira que o time informou o agente de Dez de que ele receberia a tag. A tag, por ser não exclusiva, significa que qualquer outro time poderá igualar a proposta de contrato de Dez, mas caso aconteça, o time terá que ceder duas escolhas de primeira rodada caso o Cowboys decida não igualar a oferta.

Enquanto o Cowboys já mapeou o plano para Bryant, parece que DeMarco Murray, líder da liga em jardas terrestres, irá mesmo testar o mercado. No scouting combine, Jones disse que se Murray não assinasse com o time antes da free agency isso não significaria sua saída do time, citando Darren Woodson e Jay Novacek como exemplo de jogadores que viraram free agent e renovaram com Dallas depois.

Bryant, 26 anos, teve uma temporada excepcional. Com 88 recepções para 1.320 jardas e 16 touchdowns (recorde da franquia), Dez foi nomeado ao Pro Bowl pela segunda vez consecutiva. Nos playoffs, sua controversa não-recepção quase ajudou o time a jogar um NFC Championship Game pela primeira vez desde 1995. No lugar da recepção, os juízes voltaram atrás e Dallas não teve mais a chance de conseguir um touchdown para vencer a partida.

Desde que chegou ao Cowboys em 2010, Dez Bryant se tornou um dos recebedores mais dinâmicos da NFL. Em cinco temporadas, Dez teve 381 recepções para 5.424 jardas e 56 touchdowns, maiores números da história da franquia para os cinco primeiros anos da carreira de um jogador.

Além disso, Dez se tornou apenas o segundo jogador do Cowboys com três temporadas consecutivas com pelo menos 1.000 jardas recebidas e 10 touchdowns, igualando Terrell Owens, que conseguiu o feito entre 2006 e 2008. Com 50 touchdowns em 70 jogos, Dez se tornou o segundo jogador da história da franquia a atingir mais rápido a marca, perdendo apenas para o hall da fama Bob Hayes.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.