Em casa, Cowboys recebe o 49ers na estreia da temporada

Em casa, Cowboys recebe o 49ers na estreia da temporada

309

(foto: ESPN.com)

 

E a espera finalmente chegou ao fim. Mesmo tendo um mês de pré-temporada, o torcedor do Dallas Cowboys não conseguiu matar as saudades por completo, já que os titulares pouco jogaram. Válido pela Week 1 da temporada regular, o Cowboys recebe em sua casa o San Francisco 49ers, que chegou na temporada passada a sua terceira participação consecutiva da final da NFC.

 

Fique De Olho

  • Jason Witten e Terrance Williams

A secundária de San Francisco não tem nenhum cornerback entre os melhores da liga que teria condições de marcar sozinho Dez Bryant. Por isso, podemos esperar que o coordenador defensivo dos 49ers, Vic Fangio, use sempre dois jogadores para tentar parar o melhor recebedor de Dallas. Assim, Witten e Williams devem receber marcações individuais na maior parte do jogo e podem tirar proveito disso. Esses dois jogadores podem ser a chave para Dallas vencer o jogo de abertura pelo terceiro ano consecutivo.

  • Linebackers

Essa será a primeira vez que o trio atuará junto em um jogo, seja de temporada regular ou pré-temporada. Justin Durant, Rolando McClain e Bruce Carter serão os titulares, e terão a difícil tarefa de parar o forte jogo terrestre de San Francisco. Frank Gore e Carlos Hyde formam uma ótima dupla de running backs e, com a ajuda de uma das melhores linhas ofensivas da NFL, podem causar muitos problemas para a defesa de Dallas. Se quiserem começar a temporada com uma vitória, os linebackers do Cowboys vão precisar pará-los.

  • Justin Smith e Ahmad Brooks

Aldon Smith está suspenso e não jogará a primeira partida da temporada. Com isso, Brooks e Smith serão os principais pass rushers do time de San Francisco na partida. Os dois são ótimos jogadores que pressionam muito os quarterbacks adversários e somaram para 15 sacks no ano passado. Ronald Leary e Doug Free terão a tarefa de bloquear Justin Smith e Ahmad Brooks, respectivamente. Deixá-los longe de Tony Romo será muito importante para o sucesso de Dallas.

 

Desfalques

  • Dallas

Anthony Spencer e Darrion Weems estão fora. Terrell McClain também nao deve jogar. Geroge Selvie, Terrance Williams e Zack Martin perderam tempo nos treinamentos essa semana, mas estão listado como prováveis para o jogo. DeMarcus Lawrence está na Injury Reserve/Designation for Return e só pode atuar na week 9. Orlando Scandrick e Jakar Hamilton estão suspensos.

  • San Francisco

Anthony Davis e Marcus Martin estão fora. Micahel Crabtree, Chris Culliver e Vance McDonal devem jogar. NaVorro Bowman está na PUP List e ficará de fora dos primeiros seis jogos dos 49ers. Aldon Smith está suspenso.

 

O que esperar?

Podemos esperar Dallas tentando estabelecer o jogo terrestre logo no inicio da partida para controlar o relógio e deixar o ataque dos Niners e a defesa do Cowboys fora de campo. O jogo deverá ser de muitos pontos, com a defesa de San Francisco desfalcada e a defesa de Dallas sendo uma das piores da liga. Se a linha defensiva do Cowboys não conseguir pressionar o Colin Kaepernick, Rod Marinelli deverá ser mais agressivo e chamar mais jogadas de blitz, com os linebackers, principalmente Rolando McClain, tentando chegar no quarterback de San Francisco. Podemos esperar também um ataque de Dallas mais criativo com Scott Linehan chamando as jogadas, com muitas screens, play actions, motions e passes longos.

 

Curiosidades/Rivalidade

A rivalidade entre Dallas Cowboys e San Francisco 49ers é, possivelmente, a maior entre franquias de diferentes divisões, eleita pelo Sports Illustrated como a oitava maior da liga, enquanto o NFL Top 10 a elegeu como a décima maior. Acirradíssima, a rivalidade conta com um empate no saldo histórico das partidas: são 16 para cada lado, incluindo um empate. Considerando a história entre os dois times, o jogo vem ainda com mais peso: são 10 Super Bowls (cinco para cada lado) e 14 NFC Championships (oito para Dallas, seis para SanFran) em disputa.

A rivalidade entre as duas equipes começou na década de 70. Cowboys e 49ers se enfrentaram três vezes seguidas (70, 71 e 72) na pós-temporada, todas terminando em vitória do Dallas Cowboys. Em 1981, possivelmente o jogo mais marcante da história da NFL. O título da NFC decidido no último minuto para o 49ers ficou marcado como o The Catch e a primeira derrota do Cowboys para o 49ers na pós-temporada. A vingança? Logo a seguir. As equipes se enfrentaram três vezes seguidas na década de 90 (92, 93 e 94), com duas vitórias do Cowboys e uma derrota do 49ers, que ficou marcado pelo duelo entre Troy Aikman/Steve Young, quarterbacks de Dallas e San Francisco, respectivamente. Coincidentemente, o vencedor do duelo nesses três anos acabou sendo o vencedor do Super Bowl.

Para a partida de domingo, as estatísticas jogam a favor de Dallas. Já são três vitórias consecutivas sobre os niners, sendo a última a mais marcante. Tony Romo, que saiu no segundo tempo após se lesionar, voltou na prorrogação para levar o Cowboys ao field goal da vitória, calando o Candlestick Park.

O DallasCowboys.com preparou um infográfico sobre a rivalidade, que você pode ver aqui (em inglês).

 

Transmissão

O jogo será no domingo,  07/09, às 17h no horário de Brasília. A partida terá transmissão da ESPN+, mas com um pequeno detalhe: por conta do jogo entre Brasil e Argentina válido pelas oitavas-de-final da Copa do Mundo de Basquete, a transmissão do jogo da NFL começará às 17h25, com a partida já em andamento. Para acompanhar a partida desde o início, apenas o GamePass e, claro, o tempo real de nosso twitter!

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.