Hoje em dia o Dallas Cowboys têm vários torcedores, mas não ter nenhuma pista de quem é Dat Nguyen, isto é uma vergonha.

linebacker é uma lenda entre os veteranos de longa data da equipe. Até hoje, o jogador é lembrado do impacto que ele causou na organização quando foi escolhido no draft. É lembrado tanto em ética de trabalho quanto no impacto que causou dentro de campo. Ele agora será imortalizado pela NCAA pelas suas contribuições no esporte, sendo nomeado recentemente como candidato ao Hall da Fama do College Football.

Tradução: Novos membros do Hall da Fama do College Football: Mike Ruth (Boston College); Brian Urlacher (New Mexico); Dat Nguyen (Texas A&M); Adrian Peterson (Georgia Southern).

A ex-estrela de Texas A&M alcançou uma extensa lista de sucessos e homenagem na época que jogava pela Universidade, é uma extensa lista, mas são prêmios dados não somente pela Universidade:

  • All American (1998)
  • Chuck Bednarik Award (1998): Prêmio dado ao melhor jogador defensivo do ano.
  • Prêmio Lombardi (1998): Prêmio dado ao melhor jogador de linha defensiva ou linebacker do ano.
  • Jack Lambert Award (1998): Prêmio anual feito pela Columbus, dado ao melhor linebacker do ano.
  • Big 12 Defensive Player of the Year (1998): Prêmio dado pelos treinadores da Conferência Big 12. Nguyen ganhou neste ano como melhor linebacker.
  • 3× First-team All-Big 12 (1996–1998): Foi eleito três vezes para a seleção dos melhores jogadores do campeonato.
  • Texas A&M Athletic Hall Of Fame (2004)
  • Big 12 10th Anniversary Team (2005)
  • Cotton Bowl Hall of Fame (2007): Prêmio dado aos melhores jogadores que já tiveram ótimas performances no Cotton Bowl.
  • AP All-Time Big 12 Team (2010): Prêmio dado pelos treinadores da conferência Big 12 para os melhores jogadores dos últimos 15 anos.
  • Texas Sports Hall of Fame (2014): Prêmio dado aos jogadores que honraram os esportes jogados no estado do Texas.

Nguyen foi selecionado pelos Cowboys na terceira rodada do draft de 1999, e atuou pela equipe entre os anos de 99 e 2005. E logo na sua primeira temporada na liga já foi um NFL All Rookie Teambem como se tornou um Second Team All Pro.

O jogador se aposentou do esporte depois de sofrer com vários problemas de lesões em seu pescoço e também de várias lesões no joelho, mas não antes de provar para os seus críticos que estavam errados. Nguyen foi tachado como um jogador muito pequeno para jogar na posição de linebacker, mas transformou isto em motivação extra e segue como modelo para aqueles jogadores que não possuem o biótipo para as posições de futebol americano.

Ele também foi treinador de linebackers dos Cowboys antes de retornar para suas origens e ser treinador de linebackers em Texas A&M.

Seu impacto ainda é sentido no mundo do futebol americano como um dos principais motivos do All-Pro e Super Bowl MVP Von Miller dominar a posição na liga. Nguyen treinou Miller na temporada de 2010 com o Aggies, e, no mesmo ano, o destaque dos Broncos foi nomeado vencedor do prêmio Butkus Award (Prêmio dado anualmente para os melhores linebackers do College Football).

Ele agora é um dos integrantes de um programa de rádio na ESPN em San Antonio e é dono de um restaurante em Forth Worth, Texas.

O impacto de Nguyen causou no futebol profissional pode ser, por várias vezes, esquecido. Mas, os ranks colegiais se recusam a negar sua grandeza.

Marcus Vinicius Tavares

Marcus Vinicius Tavares

Colaborador em Blue Star Brasil
Torce para os Cowboys desde 1995 e acompanha fielmente o time desde 2005. Curte o bom e velho rock and roll e tem como a comida favorita: Hamburger! Trocar idéia e beber uma gelada são seus passatempos prediletos.
Marcus Vinicius Tavares