O running back do Dallas Cowboys, Ezekiel Eliiott foi suspenso por seis jogos pela NFL por violar a política de conduta pessoal, segundo fontes relataram a Adam Schefter da ESPN.

A suspensão vem como resultado de uma investigação que começou a mais de um ano atrás depois que uma ex-namorada acusou Elliott de violência doméstica em Columbus, Ohio. A Procuradoria da Cidade de Columbus anunciou em setembro que não iria seguir uma acusação contra Elliott devido a “informações conflitantes e inconsistentes”, mas a NFL pode penalizar um jogador mesmo sem punições legais.

 Elliott deve recorrer a suspensão, segundo fontes da liga contaram a Schefter.

Elliott tem três dias úteis para requerer uma apelação, e uma audição deve ser marcada dentro de 10 dias após a notificação, de acordo com o Artigo 46 do Acordo Coletivo de Trabalho.

O apelo seria ouvido pelo comissário ou pelo seu designado, geralmente o ex-executivo da NFL Harold Henderson.

Autoridades legais concluíram que a acusadora de Elliott não era credível e rejeitaram acusá-lo. Várias testemunhas, de acordo com fontes próximas ao caso, ouviram a mulher gritar a Elliott que iria “arruinar sua carreira” quando ela estava infeliz com o término da relação.

A punição de Elliott é diferente do banimento de 2014 de Ray Rice, então running back do Baltimore Ravens, que foi processado e concordou com a resolução depois de uma investigação pelas autoridades legais.

A NFL acredita ter investigado o caso de Elliott de forma extensiva e que Elliott violou a política de conduta pessoal. A liga investigou mensagens de texto e teve a contribuição de especialistas médicos e legais para ajudar o comissário Roger Goodell a tomar a sal decisão.

Antes de punir Elliott, a liga considerou as alegações de violência doméstica de fevereiro à julho de 2016, além do incidente no dia de São Patrício em que ele abaixou a camiseta de uma mulher, apesar disso não ter influenciado na decisão da NFL.

Ademais, antes do time sair para o training camp, Elliott alegadamente se envolveu em um incidente em um bar de Dallas que deixou um homem com uma lesão no nariz. A polícia de Dallas suspendeu a investigação por não conseguir encontrar a vítima e nenhuma testemunha apareceu.

“Eu revisei tudo, e não há absolutamente nada que tenha relação com violência doméstica”, disse Jerry Jones na conferência de imprensa de abertura do training camp em Oxnard.

A NFL discordou. Elliott é o terceiro jogador dos Cowboys que vai perder jogos nessa temporada por causa de suspensão. O defensive end Randy Gregory foi suspenso pela temporada após múltiplas violações da política de abuso de substâncias. O defensive end David Irving foi suspenso pelos quatro primeiros jogos por violar a política de substâncias de aumento de performance.

Existem pessoas dentro e próximas da organização que estão ficando preocupadas com o estilo de vida e com as escolhas de Elliott. O jogador é conhecido por frequentar casas noturnas em Dallas, e há preocupações sobre a forma como ele tem conduzido suas atitudes.

Agora, sua jovem carreira está em uma espécie de encruzilhada. Elliott não poderá frequentar as instalações de treinamento do time da primeira semana da temporada regular até o final da sua suspensão. Ele ficará sozinho, onde pode trabalhar e treinar com os serviços que lhe são permitidos ou pode gastar o tempo de fora, o que levantaria ainda mais questões sobre seu comportamento.

Elliott, a quarta escolha geral no draft de 2016, liderou a liga em jardas corridas na temporada passada com 1631 jardas em 322 carregadas. Ele marcou 15 touchdowns corridos. Ele também recebeu 32 passes para 363 jardas e um touchdown além de ser eleito ao Pro Bowl.

Sem Elliott, o Cowboys vai depender de Darren McFadden, Rod Smith e Alfred Morris como seus running backs. O time assinou com o veterano Ronnie Hillman no final de Julho, mas o técnico Jason Garrett disse que a adição não tinha nada a ver com a potencial suspensão de Elliott.

McFadden corredor da liga com mais jardas terrestres em 2015 com 1089 jardas apesar de não ser o titular até o sétimo jogo da temporada. No ano passado ele foi limitado a apenas 24 carregadas por causa de um cotovelo quebrado. Morris tem três temporadas com mais de 1000 jardas no currículo, mas teve apenas 69 carregadas para 243 jardas e dois touchdowns em trabalho limitado no ano passado. Smith tem participado dos treinamentos como o terceiro running back.

A suspensão será custosa para Elliott. Além de perder o seu salário base, a parte garantida do seu contrato de 24 956 milhões de dólares será anulada. Ele recebeu um bônus ao assinar de 16 350 milhões de dólares última prestação deferida do bônus em março. Para cada jogo perdido, Elliott deverá repagar cerca de 240 000 dólares.

O salário base de Elliott de 2017 a 2019 vale 1 584 milhão, 2 718 milhões e 3 853 milhões respectivamente. Ele ainda receberia esse valor enquanto fizesse parte do elenco, mas esse valor não seria mais garantido se ele sofresse alguma lesão que encerrasse sua carreira.

Rafael Loureiro

Rafael Loureiro

Colaborador em Blue Star Brasil
Calouro, vindo de Santa Maria-RS, 18 anos, 6' 157 lbs e escolheu não correr o 40 yard dash. Viciado em NFL e apaixonado pelo Dallas Cowboys, agora compõe a equipe do Blue Star Brasil.
Rafael Loureiro