Depois de uma rodada que tudo deu certo na Semana 13, a Semana 14 trouxe a derrota para o Giants, interrompendo uma sequência de 11 vitórias consecutivas. Mas ainda assim, o Dallas Cowboys é o favorito para ser o melhor time da conferência nacional.

De acordo com o simulador oficial do New York Times, que calcula cerca de 563 trilhões de maneiras diferentes de se acabar a temporada regular nessas últimas três semanas, o Dallas Cowboys possui uma chance de 88% de terminar com a melhor campanha de toda a NFC.

Assim como no texto anterior, resolvemos simular as semanas restantes para saber como o Dallas Cowboys pode conseguir cada tipo de classificação para os playoffs e o que o time precisa fazer para isso.

Vamos à elas:

 

Por tipo de classificação nos playoffs
Vencer a Divisão
  • Como se consegue?

Para ganhar a divisão, o time precisa ter a melhor campanha dentre os times que jogam a sua mesma divisão.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 95% (-2%)

A derrota para o Giants fez a chance de classificação aqui cair dois pontos percentuais. Mas isso não significa que o time esteja em uma situação ruim, é claro. Ganhando dois dos três jogos restantes, ou simplesmente ganhando um jogo a mais que o Giants já garante o título da NFC East para Dallas.

 

Wild Card
  • Como se consegue?

Para se classificar pelo Wild Card, o time precisa ter uma das duas melhores campanhas da NFC dentre os times que não ganharam suas respectivas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 5% (+2%)

Como o Cowboys já está classificado para os playoffs, os dois pontos percentuais perdidos na chance de ganhar a divisão vieram parar aqui, no Wild Card. Só que a chance de Dallas se classificar aqui é muito baixa. O time precisaria perder pelo menos dois dos três jogos restantes e ainda contar com uma combinação de resultados de outros times, como Giants, Redskins, Buccaneers, Falcons, Lions e Packers.

 

Bye Week nos Playoffs
  • Como se consegue?

Para se ter uma semana de descanso na pós-temporada, o time precisa ter ou a Seed 2 ou a Seed 1.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 93% (-3%)

Mesmo ganhando a divisão, a bye na pós-temporada precisa vir pela campanha em toda a conferência. Ou seja, o Cowboys precisa fazer tudo que foi dito para ganhar a divisão para garantir também a bye. Um tropeço do Lions ou do Seahawks facilitariam bastante a vida de Dallas também.


 

Por número da Seed

 

Seed 6
  • Como se consegue?

A Seed 6 é dada ao time que tem a segunda melhor campanha da NFC dentre os times que não foram campeões de suas respectivas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 0%

Não há chances matemáticas do Dallas Cowboys se classificar com a pior seed dos playoffs.

 

Seed 5
  • Como se consegue?

A Seed 5 é dada ao time que tem a melhor campanha da NFC dentre os times que não foram campeões de suas respectivas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 6% (+4%)

Como a vitória do Giants diminuiu as chances do Cowboys ganhar a divisão, ela fez o time aumentar suas chances de se classificar pela repescagem, ainda que seja extremamente improvável. Isso porque o Cowboys precisaria de uma sequência de resultados específicos em jogos não só do próprio time, como também do New York Giants, Tampa Bay Buccaneers e Atlanta Falcons em todas as semanas restantes da temporada regular.

 

Seed 4
  • Como se consegue?

A Seed 4 é dada ao time que tem a quarta melhor campanha da NFC dentre os times que foram campeões de suas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: <1%

Mais uma vez nos deparamos com um cenário improvável, para não dizer impossível. Mesmo com a derrota para o Giants, o Dallas Cowboys ainda precisaria perder todos os seus jogos e ainda contar com o Seattle Seahawks, Detroit Lions e um da dupla Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers vencendo todos os seus jogos restantes da temporada. Isso sem contar de outra combinação de resultados dentro da NFC East que não tire o Cowboys da liderança da divisão. Ou seja: não espere que isso aconteça.

 

Seed 3
  • Como se consegue?

A Seed 3 é dada ao time que tem a terceira melhor campanha da NFC dentre os times que foram campeões de suas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 1%

Mais uma vez nos deparamos com uma situação bastante difícil de se tornar realidade. O Dallas Cowboys conquistaria a Seed 3 se perder jogos o suficiente para que apenas dois times entre Seattle Seahawks, Detroit Lions, Atlanta Falcons e Tampa Bay Buccaneers tenham uma campanha melhor que o Cowboys. Isso, é claro, contando com resultados de times dentro da NFC East que não tirem o título de divisão de Dallas.

 

Seed 2
  • Como se consegue?

A Seed 2 é dada ao time que tem a seguda melhor campanha da NFC dentre os times que foram campeões de suas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 5% (+2%)

Por menor que seja a variação, a derrota para o Giants aumentou a possibilidade do Cowboys ter a segunda melhor campanha da NFC. Isso porque o Detroit Lions venceu sua partida e o Seattle Seahawks perdeu. Como o Cowboys tem 2 vitórias e meia de vantagem sobre o Seahawks e duas sobre o Detroit Lions, uma grande combinação de resultados é necessária para que isso aconteça.

 

Seed 1 e garantia de jogar os playoffs em casa
  • Como se consegue?

A Seed 1 é dada ao time que tem a melhor campanha da NFC dentre os times que foram campeões de suas divisões.

  • Chance do Dallas Cowboys tê-la: 88% (-2%)

Apesar da queda percentual, esse continua sendo o cenário mais provável do Dallas Cowboys. Duas vitórias já garantem a melhor campanha da NFC para o Cowboys sem depender de resultado algum, enquanto o time pode conquistar mesmo que não vença partida nenhuma — aqui, claro, contando com resultados de adversários.


 

Conclusão

Por mais que as chances tenham se reduzido de forma pequena por conta da derrota, o Dallas Cowboys se mantém como o grande favorito para folgar na primeira rodada dos playoffs e garantir o mando de campo em toda a pós-temporada.

Quer fazer sua própria simulação da temporada? Então clique aqui e divirta-se!

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.