A NFL, por meio de um de seus departamentos (NFL’s Career Development Advisory Panel), listou candidatos a cargos futuros de head coach da liga. Os times atuais dos profissionais presentes nesta lista são obrigados a deixá-los disponíveis para possíveis vagas de treinador principal em outras franquias.

Até agora, a lista preliminar conta com seis nomes, incluindo o do coordenador ofensivo do Dallas Cowboys, Scott Linehan. O técnico tem sido um dos responsáveis pela boa performance do ataque da equipe, contribuindo para um recorde histórico na história do time texano.

Vejamos a lista com todos os nomes:

  • Scott Linehan, Coordenador Ofensivo – Cowboys
  • Harold Goodwin, Coordenador Ofensivo – Cardinals
  • Teryl Austin, Coordenador Defensivo – Lions
  • Matt Patricia, Coordenador Defensivo – Patriots
  • Vance Joseph, Coordenador Defensivo – Dolphins
  • Jim Harbaugh, Head Coach – Michigan (college)

Esta é apenas uma lista parcial e será finalizada no dia 8 de dezembro, sendo distribuída para as equipes da liga no dia 10 de dezembro.

Há um fato pouco conhecido sobre a história do coordenador ofensivo dos Cowboys e o seu treinador principal, Jason Garrett: Linehan foi a primeira pessoa a contratar Garrett para um cargo de técnico na NFL. Quando Linehan era coordenador ofensivo do Miami Dolphins, em 2005, Garrett foi chamado para ser o treinador de quarterbacks do time. Um ano depois, quando Linehan foi contratado como head coach dos Rams, tentou, sem sucesso, contratar Garrett para ser o seu coordenador ofensivo.

Os papéis se inverteram em 2014, quando Garrett contratou Linehan para ser o seu coordenador ofensivo em Dallas. Na época, Bill Callahan detinha o cargo, de modo que Linehan recebeu o título de “coordenador de jogo aéreo”. Apesar de Callahan ter continuado com o título de coordenador ofensivo, foi Linehan o escolhido para chamar as jogadas de ataque. Só após a temporada de 2014, com a saída de Callahan,  é que Linehan foi oficialmente declarado como coordenador ofensivo dos Cowboys.

Scott Linehan tem uma longa história de sucesso com quarterbacks e o seu sucesso recente com Dak Prescott provavelmente o tornará um excelente candidato para qualquer equipe com um novo quarterback.

Em janeiro de 2015, tanto Linehan quanto Rod Marinelli renovaram os seus contratos até o fim da temporada de 2017. na época, Jerry Jones declarou que o salário de ambos os fariam os treinadores assistentes mais bem pagos da NFL.

Não há teto salarial para treinadores, e Jerry Jones poderia oferecer um salário maior para manter o coordenador ofensivo na equipe. Basta saber se Linehan desistiria de mais uma chance como treinador principal apenas para receber um salário mais lucrativo.

Os Cowboys podem bloquear qualquer entrevista dos seus técnicos, desde que não seja para a vaga de head coach. Eles agiram desta maneira quando o Cleveland Browns tentou entrevistar Bill Callahan, em 2014. Mas eles não podem impedir uma entrevista para o cargo de treinador principal.

De acordo com as regras da NFL, treinadores de times que terminam com uma das duas melhores campanhas de suas conferências podem ser entrevistados por outras equipes na semana de bye do time atual, na pós-temporada. Como o Dallas Cowboys se mantém no topo da NFC, é possível que possamos ver Linehan conversando com outras franquias no início de janeiro. Ainda de acordo com as regras da liga, esta entrevista deve ser agendada obrigatoriamente em Dallas.

Márcio Silveira
Sigam-me

Márcio Silveira

Colaborador em Blue Star Brasil
Torcedor do Dallas Cowboys desde 2011, quando passou a acompanhar a NFL. Sonha em ver o time no Super Bowl cada vez que a temporada começa.
Márcio Silveira
Sigam-me