No frio de Green Bay, Cowboys enfrenta o Packers em jogo de...

No frio de Green Bay, Cowboys enfrenta o Packers em jogo de vida ou morte

978
Foto: James D. Smith/Dallas Cowboys

Depois da vitória suada contra o Detroit Lions, em jogo que bateu recorde de audiência, o Dallas Cowboys conheceu seu próximo adversário da pós-temporada: o Green Bay Packers. Ao contrário de Detroit, Green Bay jogará em casa, em um jogo que promete temperaturas muito baixas e uma memória ao Ice Bowl. Preparado, o Dallas Cowboys vai ao jogo com apenas um pensamento: vencer.

 

Podcast

Na edição de número 19, o podcast vem com sua formação completa para analisar o, até o momento, jogo mais feliz da temporada: a vitória sobre Detroit. Analisando todos os jogadores e os lances polêmicos, o pod te deixa por dentro da situação do Cowboys contra o forte Packers. Analisando Green Bay, o podcast mostra como parar Aaron Rodgers e o que o Cowboys precisa fazer para vencer a partida. Gostou? Então clique aqui e ouça!

 

Fique de Olho

  • DeMarco Murray

Será difícil para ambas as equipes estabelecer o jogo aéreo jogando no frio de Green Bay. A baixa temperatura e o vento dificultam os lançamentos e com isso o jogo terrestre deve ser muito utilizado. DeMarco Murray liderou a NFL em jardas corridas durante a temporada regular, e pode ter uma grande partida jogando contra a 10ª pior defesa contra o jogo terrestre da liga. Murray conseguiu 75 jardas em 19 carregadas contra a forte defesa do Lions na semana passada. Para o Cowboys sair com a vitória, o camisa 29 precisa ter um grande jogo para que o ataque do Cowboys consiga bons avanços, e assim deixar Aaron Rodgers e o ataque do Packers fora do campo.

  • Jeremy Mincey

Aaron Rodgers está lidando com uma lesão em sua panturrilha e sua mobilidade deve ser afetada no jogo de domingo. A defesa do Cowboys precisa tirar proveito disso, pressionando Rodgers e fazendo com que ele tenha que forçar passes de dentro do pocket, sem conseguir estender a jogada como ele normalmente faz quando saudável. Jeremy Mincey tem sido um dos melhores pass rushers do Cowboys na temporada, tendo conseguido 6 sacks e 37 pressões nos quarterbacks adversários. Mincey conseguiu mais um sack na semana passada e pressionou Matthew Stafford outras 5 vezes. Mincey precisa repetir a grande atuação da semana passada para que a defesa do Cowboys consiga deixar Rodgers desconfortável no pocket. 

  • Dez Bryant
Dez Bryant pode ter bom jogo em Green Bay
Dez Bryant pode ter bom jogo em Green Bay

Bryant teve um jogo apagado na primeira partida do Cowboys nos playoffs, recebendo apenas 3 passes para 48 jardas. O camisa 88 liderou a NFL em touchdowns durante a temporada regular, e passou das 1.300 jardas recebidas pelo terceiro ano consecutivo. Se o jogo terrestre do Cowboys funcionar no início da partida, a defesa de Green Bay será obrigada a colocar mais um jogador próximo a linha de scrimmage deixando Bryant em marcação individual com ou Tramon Williams ou Sam Shields. Dez tem qualidade para ganhar os duelos contra os cornerbacks do Packers, e precisa jogar melhor que na semana passada para que o Cowboys continue vivo na busca pelo Troféu Lombardi.

  • Aaron Rodgers

Provavelmente, Rodgers ganhará seu segundo MVP nessa temporada. O quarterback do Packers completou 65.4% de seus passes na temporada regular, e lançou para 4.381 jardas com 38 touchdowns e apenas 5 interceptações. Os números de Rodgers são ainda mais impressionantes quando ele joga em casa. Foram 25 touchdowns e nenhuma interceptação jogando no Lambeau Field em 2014. A última vez que Rodgers lançou uma interceptação jogando em casa, foi na semana 13 da temporada de 2012.

O camisa 12 do Packers vem lidando desde a semana 16 com uma lesão em sua panturrilha e provavelmente terá sua mobilidade prejudicada, afetando seu rendimento, já que ele é muito eficiente quando sai do pocket. Mesmo com a mobilidade reduzida, Rodgers tem qualidade suficiente para achar seus recebedores de dentro do pocket e a defesa do Cowboys precisa jogar em alto nível para parar o forte ataque aéreo do Packers.

  • Clay Matthews

Matthews é um dos melhores jogadores da defesa do Packers e pode fazer a diferença em qualquer partida. Durante a temporada regular, Matthews chegou a jogar tanto como Outside Linebacker como também de Inside Linebacker. Quando joga como Outside Linebacker, sua principal função é atacar o quarterback, e Matthews é um dos melhores pass rushers da NFL. Ele conseguiu 11 sacks e pressionou os quarterbacks adversários outras 28 vezes na temporada regular. Quando está posicionado como Inside Linebacker, sua principal função é parar o jogo terrestre, e Matthews conseguiu 61 tackles em 2014. A linha ofensiva do Cowboys precisa ter uma grande partida para deixar Matthews longe de Romo e também para abrir espaço para as corridas de DeMarco Murray.

 

Desfalques

  • Dallas Cowboys

Doug Free tem sua participação no jogo dada como duvidosa, e não deve jogar.
Anthony Hitchens, Rolando McClain, Terrell McClain e Jeremy Mincey estão listados como questionáveis.

  • Green Bay Packers

Aaron Rodgers está listado como provável para a partida, mas deve jogar.
Sean Richardson está listado como questionável.

 

O que esperar

Muito frio. A máxima prevista em Green Bay no dia da partida é de -6°C. A baixa temperatura e o vento podem ser um grande fator, dificultando o jogo aéreo de ambas as equipes. O frio deve danificar o gramado, que estará duro e escorregadio. Com isso, as duas equipes devem tentar estabelecer o jogo terrestre. Essa foi a característica de Dallas durante toda a temporada, utilizando a forte linha ofensiva e DeMarco Murray para conseguir bons avanços, controlar o relógio e deixar o ataque em situações de terceiras descidas curtas.

O ponto forte do ataque de Green Bay é Aaron Rodgers e o jogo aéreo, porém com a lesão do quarterback, o Packers deve confiar em Eddie Lacy e o 11° melhor ataque terrestre da liga para atacar a defesa de Dallas. Rodgers não lança uma interceptação jogando em casa desde a semana 13 da temporada de 2012, e a defesa do Cowboys, que forçou 15 turnovers nas últimas 5 partidas, deve buscar outras maneiras de parar o ataque de Green Bay.

Assim como o ataque de Dallas, o ataque do Packers conta com vários jogadores que contribuem bastante. Além dos running backs Eddie Lacy e James Starks, Jordy Nelson, Randall Cobb, Davante Adams e Andrew Quarless lideram o ataque aéreo. A defesa do Cowboys precisa estar preparada para parar todos esses jogadores se quiser ter sucesso na partida.

A defesa de Green Bay deve mandar várias blitz para cima de Romo após o sucesso que Detroit obteve mandando mais de 4 jogadores para cima do quarterback de Dallas na semana passada. Dessa vez, Romo precisa fazer um melhor trabalho identificando as blitz e precisa se livrar mais rapidamente da bola para não levar muitos sacks. Dez Bryant deve receber marcação dupla mais uma vez, e com isso, Jason Witten, Terrance Williams e Cole Beasley precisam jogar bem para que o ataque aéreo do Cowboys funcione.

Se estabelecer o jogo terrestre no começo da partida, a defesa do Packers será obrigada a colocar mais jogadores no box, deixando Bryant em marcação individual, da qual ele pode tirar proveito. O ‘Ice Bowl II‘ tem tudo para ser um grande jogo. Quem levar a melhor, enfrentará ou Seattle ou Carolina na final da NFC.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys daria…

  • Um recorde em jogos da fase divisional dos playoffs de 16-9;
  • Um fim a uma sequência de três derrotas seguidas em jogos da fase divisional dos playoffs;
  • Um recorde geral da pós-temporada de 35-25;
  • A 17ª ida da franquia à final de conferência, e a primeira vez desde 1996, quando enfrentou o mesmo Green Bay Packers;
  • Um recorde de 5-2 nos playoffs contra Green Bay, sendo a quinta vitória consecutiva;
  • A primeira vitória da história do Dallas Cowboys em Green Bay na pós-temporada.

 

Curiosidades

Green Bay Packers e Dallas Cowboys são, indiscutivelmente, duas das franquias mais tradicionais da NFL. Com 37 partidas entre as equipes, a vantagem é do time texano, mas bem apertada. Na temporada regular, 16 vitórias de Dallas e 15 de Green Bay, enquanto na pós-temporada esse recorde é de 4-2 para o Cowboys.

Apesar disso, o retrospecto recente é todo favorável ao Packers: nas três últimas partidas entre as equipes, três vitórias do time de Wisconsin. A última, em Dallas, foi da forma mais dolorosa possível: vitória de 37 a 36 para o Packers, que começou o terceiro quarto perdendo por 26 a 3.

Apesar disso, o retrospecto na pós-temporada favorece ao time de Dallas. Mesmo tendo p

Em 1996, Dallas e Green Bay se enfrentaram na final da NFC
Em 1996, Dallas e Green Bay se enfrentaram na final da NFC

erdido os dois primeiros jogos entre as equipes, sendo o segundo deles o famoso Ice Bowl, o Dallas Cowboys venceu as outras quatro, sendo a última partida a final de conferência da temporada de 1995. Com 150 jardas de Emmitt Smith e dois touchdowns de Troy Aikman para Michael Irvin, o Cowboys venceu o Packers de Brett Favre por 38 a 27, ganhando a conferência e, mais tarde, o Super Bowl.

 

Transmissão

Ao contrário da última semana, o jogo será às 16h05 no horário de Brasília, no dia 10/1 (domingo). Por ser um jogo de pós-temporada, tanto a ESPN quanto a Esporte Interativo transmitem a partida com exclusividade para o Brasil. Nosso twitter, como sempre, fará o tempo real completo.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.