O impacto da perda de Sean Lee

O impacto da perda de Sean Lee

230

(Foto: diarionfl)

 

Na temporada de 2013, o Cowboys teve a pior defesa da NFL e a pior defesa da história da franquia. Se não bastasse, o time ainda perdeu seus três principais jogadores defensivos para a temporada de 2014. Jason Hatcher agora joga em Washington, DeMarcus Ware se transferiu para Denver, e Sean Lee rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho, e perderá toda a temporada 2014.

Lee joga na posição mais importante da defesa 4-3, e é o melhor jogador defensivo do time . Uma contusão no primeiro dia de treinos, em um treino sem contato era tudo o que Dallas não precisava. No sistema de Marinelli, o Inside Linebacker, em jogadas de passe, tem a função de recuar na marcação e jogar próximo aos safeties, fechando o meio do campo 10 ou 15 jardas após a linha de scrimmage. Lee é o jogador perfeito para o sistema. Com ótimas habilidades na marcação, principalmente por zona, Sean Lee lidera os linebackers da liga em Interceptações conseguidas desde 2011, com 9, mesmo tendo ficado de fora de 16 jogos no período. Essa perda será quase impossível de substituir, e Dallas perde muito tanto na defesa contra o jogo aéreo, como também contra o jogo terrestre.

Marinelli ainda terá muito tempo para escolher um substituto para Lee, e os principais nomes para desempenhar a função são: o calouro Anthony Hitchens, o segundo anista Devonte Holloman e o veterano Justin Durant. Nenhum desses jogadores tem a qualidade de Sean Lee, mas hoje a principal opção para a função é Hollman. Durant é um linebacker mais pesado e sua principal qualidade é parando o jogo terrestre,não sendo um ótimo jogador na cobertura e deve brigar com Kyle Wilber para ser o Outside Linebacker titular no Strong Side. Hitchens é apenas um calouro e jogava como Outside Linebacker na Universidade de Iowa, porém foi draftado para ser reserva de Sean Lee na posição de Inside Linebacker. Ainda é muito cedo para colocá-lo como titular desde o primeiro jogo da temporada, e apesar de ainda poder ganhar a vaga, Hitchens deve ser reserva, como o esperado quando foi draftado.

Devonte Holloman foi escolhido pelo Cowboys na sexta rodada no draft de 2013, e sua principal função seria nos Special Teams como rookie. Após uma boa pré-temporada, Holloman ganhou reconhecimento e chegou a ser titular do time nos dois ultimos jogos do ano passado, justamente substituindo Sean Lee. O segundo anista é o favorito para ganhar a posição, pois além de ter impressionado nos jogos que fez, conseguindo 11 tackles e 2 sacks contra o Philadelphia Eagles, jogou como safety durante sua carreira universitária. Isso o ajuda muito para desempenhar a função do Inside Linebacker de recuar e fazer a cobertura por zona. A contratação de um veterano ainda nao foi descartada, porém nao deve ser concretizada cedo. Marinelli vai testar as peças que tem no elenco e tem bastante tempo para fazer isso durante os OTAs e Training Camp. Os jogadores que ainda estão sem clube na posição (Jhonathan Vilma, Pat Angerer, Erin Henderson, Brian Urlacher) ou tem problemas de lesão ou problemas fora de campo, além de serem jogadores bem veteranos que já passaram do auge.

Para a defesa de Dallas ter qualquer sucesso em 2014, além de achar um substituto para Sean Lee, outros jogadores terão que jogar melhor do que na temporada passada. Bruce Carter precisa retomar a forma de 2012, quando teve um ótimo ano e substituiu Sean Lee, na defesa 3-4, após sua contusão e conseguiu jogar no mesmo nível que ele. Justin Durant precisa ter uma temporada como a que teve com o Detroit Lions em 2012, quando conseguiu 103 tackles. Ainda, outros jogadores precisam aparecer, como Kyle Wilber que se consolidou como Linebacker na temporada passada, após tentativas de jogar como Defensive End, e Will Smith, que foi draftado na sétima rodada do draft desse ano. Sean Lee é o melhor jogador da defesa de Dallas e é insubstituível. Para a defesa de Marinelli funcionar, alguns jogadores terão que jogar mais que o esperado, e a Linha Defensiva e a Secundária terão que ser mais consistentes. O grupo de Linebackers era o setor mais sólido da equipe, porém com a perda do melhor jogador, o segundo nível da defesa deve sofrer demais durante a temporada.

 

Por: Leonardo Sangiorge

Leonardo Sangiorge

Acompanha a NFL desde 2009. Desde então, torce para o Cowboys e sofre com o time a cada jogo. Escritor das colunas Two Minute Drill e Matchups, além de participante do PodCast. Valeu?