O Dallas Cowboys não precisou nem entrar em campo na Semana 16 para garantir o título da divisão e a melhor campanha da conferência. Por conta da derrota do New York Giants para o Philadelphia Eagles no último Thursday Night Football da temporada, ficou matematicamente impossível qualquer outro time da NFC East ultrapassar o Cowboys.

E isso é só mais um capítulo da vencedora história do Time da América.

Veja bem, estamos falando da divisão mais vencedora de toda a NFL. Nenhuma outra divisão chega perto do número de Super Bowls que a NFC East tem (12). Nenhuma outra divisão tem dois times com mais de três Troféus Lombardi. A NFC East tem dois (Cowboys com 5 e Giants com 4), além do Redskins com 3.

Mas antes de falar da divisão, vejamos como era a situação pré-Super Bowl e pré-Dallas Cowboys, ou seja, antes do time ser fundado.

O New York Giants é o time mais velho dentre os quatro da atual NFC East. Fundado em 1925, o time é inclusive um dos mais velhos de toda a NFL. Logo a seguir vem o Washington Redskins (1932), fundado sob o nome de Boston Braves, e o Philadelphia Eagles (1933). Quando o Dallas Cowboys surgiu em 1960, os três rivais já estavam consolidados na liga e já tinham vencido o campeonato atual. Ou seja: precisava de muita coisa para que o Cowboys pudesse ser relevante na divisão.

Para se ter uma noção maior. Em 35 anos de Giants, o time conquistou quatro títulos da antiga NFL e oito vezes a NFL East, predecessor da atual NFC East. O Eagles em 27 anos já tinha dois titulos da NFL e mais três da divisão na sua sala de troféus. O Redskins em 28 anos de existência já tinha dois campeonatos e seis títulos de divisão no currículo.

Em 1960, o Dallas Cowboys foi fundado. Com exceção dos primeiros dois anos, onde o time ainda era muito jovem e não havia conseguido recrutar jogadores para ser, de fato, competitivo, o Cowboys montou realmente uma dinastia na divisão mais forte da NFL. Sabe o que o Patriots faz hoje em sua divisão? Foi o que o Dallas Cowboys fez entre o fim da década de 60 até o meio da década de 80 sem trapacear.

Desde a fusão em 1970 da antiga NFL e da AFL, formando assim a nova NFL, o Dallas Cowboys domina absolutamente a divisão leste da NFC. Seu número de títulos da divisão (22) é mais do que o dobro do que todos rivais conquistaram — Eagles e Redskins possuem 9 títulos e o Giants 8. O número de títulos de conferência de Dallas (8) também superam o dos rivais — 5 do Redskins e Giants e 2 do Eagles, além do já citado número de Super Bowls.

Para mostrar essa dominância de forma mais clara, dê uma olhada nas duas tabelas abaixo:

 

Retrospecto nos primeiros 56 anos de existência
New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Dallas Cowboys
Temporadas em comparação 1925 – 1981 1933 – 1989 1932 – 1988 1960 – 2016
Temporadas em playoffs 17 10 16 32
Títulos de Divisão 8 6 10 22
Títulos de Conferência 6 2 4 8
Títulos da NFL / Super Bowl 4 3 4 5

 
 

Retrospecto desde a fundação do Dallas Cowboys (1960 – 2016)
New York Giants Philadelphia Eagles Washington Redskins Dallas Cowboys
Temporadas em playoffs 18 21 16 32
Títulos de Divisão 8 10 8 22
Títulos de Conferência 8 3 5 8
Títulos da NFL / Super Bowl 4 1 3 5

 

Acho que já deu pra ficar claro o ponto que eu quero chegar. O Dallas Cowboys não só foi muito mais vencedor que seus três rivais comparando os primeiros anos de existência como também dominou de forma incrível a divisão mais vencedora da NFL desde que entrou na liga.

Desde o ano de 2000, o Dallas Cowboys passou por uma turbulência e certamente um dos piores de toda sua carreira. Ainda assim, o time conquistou quatro títulos de divisão nesse período. Parece pouco? É, mas não é.

Desde a fusão da NFL e da AFL em 1967 e a criação da divisão que juntou os quatro times, o Washington Redskins venceu seu quarto título divisional somente no ano de 1987, 20 anos depois da criação da divisão. O New York Giants ganhou seu quarto título em 1997 e o Philadelphia Eagles somente em 2001! Ou seja, o pior período da história do Dallas Cowboys dentro da divisão ainda foi melhor que o dos outros três rivais.

Já o melhor desempenho do Cowboys foi na década de 70, onde o time ganhou sete dos 10 títulos possíveis entre os anos de 1970 e 1979. Considerando o melhor período dos rivais de Dallas em um espaço de 10 anos, nenhum deles teve o mesmo retrospecto que o Cowboys. O Eagles, que chegou mais perto, teve seis títulos da divisão entre 2001 e 2010.

 

Número de títulos da divisão desde a fusão da AFL-NFL (1967 – 2016)

 

Para fechar o assunto, falemos de uma dominância em um determinado período de tempo. Tratando-se de sequências de títulos consecutivos de divisão, o Time da América mais uma vez ganha disparado. Nenhum outro time da NFC East teve uma sequência de 5 títulos seguidos de divisão. O Dallas Cowboys? Não só teve uma vez, como também teve duas vezes. A maior sequência de títulos de um dos rivais de Dallas foi do Eagles, com 4 entre 2011 e 2004, uma sequência que o Cowboys também teve — além das duas sequências de cinco títulos seguidos. Ou seja: em três períodos com 14 anos no total, o Dallas Cowboys dominou completamente a divisão. Inacreditável.

Ao contrário de outras divisões, a NFC East sempre foi relevante no cenário nacional da NFL. Não é à toa que a divisão teve vencedores do Super Bowl na década de 70 (Cowboys), 80 (Redskins e Giants), 90 (Redskins, Giants e Cowboys), 2000 (Giants) e 2010 (Giants).

E é exatamente essa a definição do Dallas Cowboys em sua história. O Time da América domina a divisão mais forte da NFL, e isso se reflete na força que ele tem ao redor de toda a liga.

Enquanto o domínio do leste continua, o domínio nacional precisa retornar. O primeiro passo, ao menos, já foi dado.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.