O Cowboys não se mudará oficialmente para sua nova casa na cidade de Frisco, o The Star, até o fim de julho. No entanto, quando se trata de treinos de futebol americano, o último capítulo terminou de ser escrito no Valley Ranch, o centro de treinamento e quartel general do Dallas Cowboys por mais de 30 anos.

O treino da última quinta-feira, debaixo de um calor de de mais de 30ºC, foi a última vez em que os jogadores entraram em campo na cidade de Irving. O Cowboys agora terá uma pausa e voltará a treinar somente no Training Camp, no dia 29 de julho.

O lugar onde Tom Landry costumava fazer seus treinos nos anos 80, onde os Triplets e a dinastia da década de 90 ficava e onde as estrelas e novas estrelas do time como Dez Bryant e Ezekiel Elliott acabou vendo sua última atividade de futebol americano.

Dentro de campo, alguns veteranos como Tony Romo e Jason Witten mostraram respeito ao usar um short cinza, parecido com o que Troy Aikman e Emmitt Smith usavam nos treinos.

O técnico Jason Garrett, que tambem passou boa parte da década de 1990 em Dallas como jogador, mostrou um vídeo da temporada de 1992 que possuía memórias do Valley Ranch.

Troy Aikman e seu short cinza da época

“Muitos de nós estivemos aqui por anos. O que eu falei para nosso time essa manhã na nossa reunião foi que esse é um lugar muito especial”, disse Garrett na coletiva de imprensa. “Nos últimos 31 anos, alguns dos melhores técnicos, jogadores e um dos melhores times da história da National Football League treinaram aqui. O padrão colocado é alto. O que nós tentamos fazer como técnicos e jogadores é atingir esse padrão todos os dias.”

Garrett disse que a parte de fora do campo de treino é completamente diferente da época, mas a meta e a mentalidade do que está acontecendo dentro de campo não mudou.

“Eu mostrei aos jogadores um vídeo de 1992 de um treino aqui no Valley Ranch. É impressionante quando você vê o vídeo. Os campos estão no mesmo local, mas você tem uma certa visão do campo, um certo ângulo da câmera onde você vê as redondezas, e não havia nenhum arbusto, nenhuma árvore ali. Eu não acho que havia um canal naquela época. Certamente não tinha nenhuma casa. Parecia uma fazenda. Muitas coisas aconteceram ao redor desse lugar desde então, mas a mentalidade vencedora permanece a mesma.”

Vários ex-jogadores, como Michael Irvin, Daryl Johnston, Chad Hennings e Miles Austin foram até o CT para ver o último treino do Valley Ranch. No total, mais de 20 ex-jogadores estavam presentes, incluindo pessoas como Jason Garrett que hoje estão na comissão técnica do Cowboys.

Outra pessoa presente na quinta-feira foi Gil Brandt, histórico diretor de prospecção de jogadores do time.

“Eu estive aqui para o primeiro treino no Valley Ranch e agora o último”, disse Brandt. “Eu não sei quantas pessoas podem dizer isso. É um lugar especial. Eu acho que todos nós vamos sentir falta. Mas eu sei que o lugar em Frisco vai ser espetacular.”

Essa é certamente a ideia, assim como foi para o Cowboys quando eles deixaram o Texas Stadium para o atual AT&T Stadium, que até o momento já sediou um Super Bowl, um Final Four, uma final do futebol americano universitário, o All-Star Game da NBA e shows do U2, Taylor Swift e Beyoncé.

Enquanto eventos não tão grandes quanto o The Star acontecem, a nova casa do time é esperada para servir como sede de jogos escolares reunindo as escolas da região de Frisco. O Cowboys ainda já manifestou publicamente a vontade de sediar o Draft, seja no estádio em Arlington ou no The Star, que também será a casa do War Room do Cowboys para o evento.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.