Chegou a hora de embalar! Com três vitórias seguidas, o Dallas Cowboys conta com a semana de descanso do Philadelphia Eagles para se aproveitar da partida da semana e tentar encostar na briga pelo título da divisão.

 

Informações Gerais

 

⚪ ✭ (5-3) Dallas Cowboys @ Atlanta Falcons (4-4) 🔴

 

  • 🏟 Local: Mercedez Benz Stadium, Atlanta, Geórgia
  • 🗓 Data: 12/11 (Domingo)
  • ⏰ Horário: 19h25 (Horário de Brasília)
  • 📺 Transmissão: ESPN, GamePass

 

Retrospecto

O Dallas Cowboys vai para a partida com uma sequência de três vitórias consecutivas e uma garantia de depender só de si para ganhar o título da NFC Leste. Já o Atlanta Falcons vem oscilando na temporada, tendo perdido o confronto na última semana para o rival Carolina Panthers.

 

Podcast

O episódio 74 do podcast do Blue Star Brasil fala antes de mais nada a situação de Ezekiel Elliott. Com ele suspenso, como será a situação do Dallas Cowboys? Ainda, também tem toda a nossa análise sobre a partida contra o Atlanta Falcons. Ouça-o clicando aqui.

 

Fique de Olho
  • Rod Smith

A carreira de Rod Smith tem sido uma grande aventura. Após assinar como um undrafted free agent pelo Seattle Seahawks em 2015, ele começou a temporada no practice squad, e foi ativado por um jogo, antes de ser dispensado. Após sua dispensa, Dallas precisando de ajuda na posição de running back, o contratou e o manteve no elenco durante toda temporada. Em 2016, o Cowboys tentou mover Smith para a posição de fullback, pelo seu tamanho. A mudança não deu certo, e em 2017, Rod voltou para sua posição original. Durante toda a offseason, o camisa 45 impressionou o staff e jornalistas com bons treinamentos, e também teve uma ótima pré-temporada, correndo 29 vezes para 130 jardas e demonstrando grande habilidade. Em poucas chances durante a temporada regular, Rod Smith também impressionou, com 69 jardas em 10 corridas. Agora com a suspensão de Ezekiel Elliott, Smith terá a chance de se provar como um running back na NFL, e terá diversas oportunidades de correr com a bola na partida contra Atlanta.

  • David Irving

Após muitos anos com problemas na linha defensiva e sem conseguir pressionar os quarterbacks adversários, o front 4 é finalmente o ponto forte da defesa do Cowboys, e tem sido um grande problema para os ataques que enfrenta. Desde que voltou de sua suspensão, Irving tem em 4 jogos, sacks e 4 passes desviados, além de 1 tackle para perda de jardas. Com DeMarcus Lawrence aterrorizando os right tackles da liga e Maliek Collins e Tyrone Crawford jogando bem, Irving tem dominado no interior da linha defensiva, e pode mais uma vez ser um grande problema para Matt Ryan.

  • DeVonta Freeman

Na última vez que Atlanta em Dallas se enfrentaram, na semana 3 de 2015, DeVonta Freeman foi o nome do jogo, e acabou com a defesa de Dallas. Naquela ocasião, Freeman correu 30 vezes para 141 jardas e 3 touchdowns, e ainda conseguiu 5 recepções para 52 jardas. Essa foi uma das melhores atuações na carreira do running back titular do Falcons, que é fundamental para o ataque da equipe, e precisa atuar melhor para ajudar Atlanta a pontuar. Nas últimas 5 partidas do Falcons, em que 4 acabaram com derrota, Freeman não correu para mais de 72 jardas em nenhum jogo, e correu mais que 12 vezes com a bola apenas uma vez.

  • Vic Beasley

Na última temporada, em que o Falcons chegou ao Super Bowl, Vic Beasley foi fundamental para a campanha, e liderou a liga em sacks com 15,5. Neste ano, o pass rusher do Falcons já derrubou os quarterbacks adversários 4 vezes. Com Tyron Smith questionável para a partida, e La’el Collins tendo sido irregular durante o ano, Beasley pode se aproveitar de seus matchups e pressionar muito Prescott na partida.

 

O que esperar?

 

Atlanta Falcons e Dallas Cowboys se encontram em momentos opostos na temporada. Após um começo de temporada preocupante, em que perdeu 3 dos primeiros 5 jogos, Dallas se encontra em uma sequência de vitórias, tendo vencido seus últimos 3 jogos, na última semana batendo o forte Kansas City Chiefs em casa. Já Atlanta, começou a temporada muito bem, deixando de lado a ‘ressaca do Super Bowl’, vencendo seus 3 primeiros jogos, incluindo vitórias contra Green Bay e Detroit. Porém, após um bom começo, os Falcons perderam 4 dos seus últimos 5 jogos, e precisam voltar a vencer para continuar sonhando com os playoffs. 

O ataque de Atlanta, que foi o melhor da liga no ano passado, tem tido diversos problemas nas últimas semanas. Durante a sequência negativa acima citada, mais de 17 pontos apenas uma vez, e não tem conseguido mover a bola. Com a saída do ótimo coordenador ofensivo Kyle Shanahan para San Francsico, Atlanta contratou Steve Sarkisian para seu lugar, e o ataque não tem sido o mesmo.

De qualquer forma, Atlanta ainda possuí muito talento no lado ofensivo. Matt Ryan é um dos melhores quarterbacks da liga, e se tiver tempo no pocket, pode explorar a secundária de Dallas que vem tendo problemas no ano. Por isso, será fundamental que a linha defensiva do Cowboys tenha mais um grande jogo, com DeMarcus Lawrence e David Irving no comando. Julio Jones tem tido uma temporada abaixo da média, mas sempre tem muito sucesso quando enfrenta Dallas, e pode causar muitos problemas, principalmente pelo seu tamanho e habilidade atlética. Será muito difícil qualquer cornerback do Cowboys conter Jones em marcação individual. Os running backs do Atlanta também apresentam muito perigo, com DeVonta Freeman e Tevin Coleman se complementando muito bem. Os libebackers de Dalals terão que fazer um ótimo trabalho, tanto no jogo terrestre qu

Desfalques

Dallas Cowboys

  • Com uma lesão na virilha, o K Dan Bailey está fora da partida. Ezekiel Elliott, suspenso, também não joga;
  • O LT Tyron Smith (costas/virilha) não treinou durante a semana, está listado como questionável para a partida mas é possível que não jogue. O mesmo vale para o TE Geoff Swaim (joelho);
  • O CB Chidobe Awuzie (coxa), o WR Dez Bryant (tornozelo) e o DT Maliek Collins (pé), apesar de estarem como questionáveis para a partida, devem jogar sem maiores problemas.

 

Atlanta Falcons

  • O LB Duke Riley está fora da partida;
  • O G Andy Levitre está listado como questionável.

 

Curiosidades
  • Apesar de serem da mesma conferência, Falcons e Cowboys não são duas equipes que possuem uma rivalidade histórica entre si. Em toda a história foram apenas 26 confrontos entre as equipes, com vantagem para Dallas: 16 vitórias a 10;
  • Apesar de ter perdido o último jogo entre as equipes em 2015, o Cowboys tem um retrospecto recente favorável contra o Falcons. Nas últimas quatro partidas, foram duas vitórias. Nos últimos nove jogos, cinco vitórias;
  • A maior série de vitórias em confronto direto entre as equipes é do Dallas Cowboys. Entre os anos de 1966 e 1974, o Cowboys venceu o Falcons cinco vezes seguidas;
  • Na pós-temporada, o Falcons já foi figurinha repetida no caminho de Dallas. Em 1978 e 1980, o Cowboys jogou contra o Falcons na rodada divisional da pós-temporada. O resultado? Vitória de Dallas em ambos os jogos.

 

Uma vitória do Dallas Cowboys…
  • Daria a quarta vitória seguida, a maior da temporada e a maior desde a sequência de 11 vitórias em 2016;
  • Encerraria uma sequência de duas derrotas seguidas para o Atlanta Falcons;
  • Ampliaria o recorde histórico contra o Falcons para 17-10;
  • Daria um recorde de 8-6 jogando contra o Falcons em Atlanta;
  • Aumentaria o recorde histórico contra a NFC Sul para 56-30

 

🖥 Assista o Jogo!

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.