Embora o Cowboys não tenha divulgado uma lista dos não participantes dos treinos voluntários dessa offseason, várias fontes indicam que Ronald Leary faltou ao primeiro dia das organized team activities (OTA’s). A falta, no entanto, não é vista como surpresa.

Por fonte, Leary está faltando aos programas da offseason do Cowboys na esperança de ser trocado para outro time. Os treinos são voluntários com a exceção do minicamp que está marcado para junho.

guard veterano foi titular de 35 jogos desde que se juntou ao time como undrafted rookie em 2012, incluindo quatro jogos dessa temporada até perder a titularidade para La’el Collins no fim de outubro. Em abril, Leary assinou sua tender de free agent restrito, o que significa que ele sse tornará um free agent irrestrito depois da temporada de 2016.

O vice-presidente executivo Stephen Jones disse no último mês que o Cowboys recebeu pedidos de troca por Leary, mas eles não aceitaram — aparentemente não inclinados a trocá-lo até que o melhor acordo chegasse.

“Obviamente, ele vai querer ser titular em algum outro lugar, e eu não o culpo por isso”, disse Jones mês passado. “Eu penso que ele é um offensive guard com potencial de titular nessa liga.

“Nós pensamos o mundo de Ron. Se o que nós conseguirmos for justo, e Ron pense que ele terá uma chance de ser titular — no qual, eu acho que ele é um guard com potencial de titular. Se for bom para ambos, nós gostaríamos de ajudá-lo — e de nos ajudar.”

Agora no fim de maio, Leary ainda é um Cowboy, projetado inicialmente para ser o reserva imediato dos guards Collins e Zack Martin. Em março, o Cowboys contratou Joe Looney como um reserva que pode jogar como guardcenter. No papel, a situação de Leary para o jogo é incerta porque ele não tem experiência como center.

O time costuma ativar sete jogadores de linha por jogo: cinco titulares, um reserva do interior da linha e um reserva para os tackles. Leary foi inativo por 11 jogos quando Collins se tornou titular, incluindo um por uma lesão na virilha.

De qualquer forma, a experiência de Leary dá qualidade ao elenco de uma das melhores linhas ofensivas da NFL, que reúne três jogadores (Tyron Smith, Travis Frederick e Zack Martin) que foram nomeados ao All-Pro em janeiro.

Gabriel Plat

Editor-Chefe em Blue Star Brasil
Curte NFL por escolha e o Dallas Cowboys por amor. Aprecia a boa música e compartilha outro sofrimento: o Botafogo. Um dos participantes do podcast.