O antigo quarterback do Dallas Cowboys Troy Aikman sempre foi um dos maiores fãs e apoiadores de Tony Romo. O jogador campeão três vezes do Super Bowl e Hall of Fame já até falou que Romo é mais talentoso do que ele foi.

Mas Aikman sempre apoiou a decisão dos Cowboys de continuar com o novato sensação Dak Prescott ao invés de voltar com Romo quando se ele recuperou do osso fraturado em suas costas, o que causou a perda dos primeiros nove jogos.

Aikman, o principal comentarista da NFL pela FOX, permanece otimista sobre o jovem quarterback.

Tradução: @TroyAikman sobre @dak: “O jovem mais impressionante que já vi na posição de QB”

Aikman fez suas palavras ainda mais fortes em relação a Prescott em uma entrevista para a rádio Sirius XM NFL Radio nessa quarta-feira, chamando o jogador, escolha de quarta rodada no draft, de o mais impressionante jovem quarterback que ele já viu. Ele disse que não há nada que ele não gosta sobre Prescott e diz que ele preenche todos os requisitos.

De acordo com Aikman, Prescott vai ser o quarterback dos Cowboys por um longo tempo.

“Estou absolutamente espantado com ele,” falou Aikman ao apresentador Pat Kirwan. “Não há nada nele que eu não goste. Ele era considerado somente um projeto, vindo da universidade de Mississippi State como escolha de quarta rodada. Ele não nunca tinha feito snaps jogando under center. Ele nunca tinha chamado um play action. Ele não era esperado nem para ser reserva. Ele era para ser um projeto de longo prazo. Após algumas lesões, de repente, ele assume a posição.”

Aikman reconhece que inicialmente ele estava cético em relação a Prescott no início da temporada. Ele pensava que os Cowboys precisavam ter um pouco de calma em relação a empolgação com o jovem quarterback. Mas isso foi antes dele o conhecer liderando o time na derrota na abertura de temporada por 20-19 para o New York Giants e antes de vê-lo jogar.

“Ele entrou naquele vestiário. Eu nunca senti a marca de um jovem quarterback como senti com ele,” disse Aikman na interação com o Prescott na reunião de pré-produção antes do jogo. “Eu disse que era o jovem mais impressionante que já tinha visto nessa posição. Eu realmente acreditava que ele iria a campo e jogaria bem. Antes do intervalo do jogo, em sua primeira partida como titular, eu já não o olhava mais e nem o via mais como um novato. Minhas análises foram baseadas como se fosse um quarterback veterano. Foi muito notória a maneira como ele se portou.”

Prescott conseguiu ganhar 11 jogos seguidos, facilitando a decisão para os Cowboys de continuar com ele, uma vez que Romo já estava saudável. Aikman concordou com a decisão na época e continua achando ela acertada.

“Ele passou em todos os testes” disse Aikman. “Ele passou por uns testes difíceis também. Ele ganhou fora de casa no Heinz Field contra o Pittsburgh Steelers. Ele ganhou no Lambeau Field. Ele ganhou quando estavam perdendo por 14 pontos contra San Francisco. E ele tem feito isso lançando e correndo com a bola.”

Sobre a direção de Prescott, os Cowboys (12 vitórias-2 derrotas) estão empatados com o New England Patriots com a melhor campanha na NFL. Aikman gosta que Prescott é um cara que joga para a equipe e gostado por todos dentro do vestiário.

“Eu acho que um dos melhores elogios que ele recebeu é um companheiro seu da linha ofensiva veio e disse que ele “amam jogar por ele”,” falou Aikman. “Você não ouve muito disso. Esse caras da linha ofensiva amam jogar por ele. Você escuta até mesmo os caras da defesa falando isso sobre ele. Ele é um dos caras dentro do vestiário. Eles vão a campo e jogam duro por ele.”

Aikman disse que Prescott e o running back novato Ezekiel Elliott trouxeram algo novo para os Cowboys com a juventude, agitação e energia deles. Eles são a fundação dessa campanha mágica. Mas ele continuava voltando a Prescott devido a maneira como ele tem lidado com tudo meticulosamente como o quarterback do America’s team.

Sua performance recorde foi marcada na vitória por 26-20 contra oTampa Bay no último domingo, quando ele completou 32 de 36 passes tentados, para 279 jardas, logo após os comentários controversos do dono  Jerry Jones, foi o que mais impressionou a Aikman.

A porcentagem de passes completos por Prescott foi 88,9%, a melhor na história do time e a segunda melhor na história da NFL, para um quarterback com pelo menos 30 passes tentados.

“Mesmo na semana passada, quando o dono Jerry Jones vem a público dizer que grande história seria se Tony Romo liderasse o time para o Super Bowl na pós-temporada,” Aikman iniciou sua fala. “Ainda assim, ele ainda tem que responder a essas perguntas. E ele vai a campo e joga brilhantemente contra Tampa Bay. Ele é imperturbável. Estou impressionado com ele. Como sabemos, ele tem muita coisa boa a seu redor. Isso ajuda. Mas para um jovem quarterback entrar nesse jogo e fazer as coisas que ele tem conseguido fazer, estou impressionado. Eu realmente penso que ele é o futuro. Eu acho que ele será o quarterback por um longo tempo.”

Eduardo Zamarian

Eduardo Zamarian

Colaborador em Blue Star Brasil
Gosto de ver todos os esportes, mas acompanhar o Dallas Cowboys e o Corinthians é obrigação diária. E também todo dia é dia de rock,bebê.
Eduardo Zamarian